top of page

A Musicoterapia vem sendo cada vez mais reconhecida e respeitada em vários países, tendo um vasto campo de atuação. A utilização dos elementos musicais/sonoros (ritmo, melodia, intensidade, timbre, harmonia e outros) pelo musicoterapeuta e/ou cliente facilita e promove a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão e a organização (física, emocional, mental, social e cognitiva), para melhor desenvolver potenciais ou recuperar funções para que o indivíduo possa alcançar melhor uma melhor integração intra e interpessoal.

 

O processo musicoterápico pode se desenvolver de acordo com várias técnicas e métodos. O importante é salientar que a Musicoterapia não privilegia a estética musical, mas sim a expressão do indivíduo, que o som seja interessante e importante para ele, independente dos padrões culturais, facilitando a expressão, a comunicação, o aprendizado, a escuta, a organização e a atenção, entre outros elementos necessários em processos de prevenção, reabilitação e tratamento.

 

A música como terapia se utiliza de “musica viva”, ou seja, o próprio paciente comprometido no processo de “fazer musica” junto com o musicoterapeuta, diferente de ficar escutando músicas gravadas para a busca de emoções. Assim, a música não será só uma técnica de mobilização, mas irá além. O paciente se expressará através da própria música.

 

O profissional já atendeu casos de: Autismo, Paralisia Cerebral (PC), X Frágil, Esquizofrenia e Estresse, sendo este último o de sua maior preferência, pois acredita que após completar o curso de hipnose com o Prof. Alberto Dell'Isola, ganhou uma poderosa ferramenta para unir à musicoterapia. Ressalta que seu trabalho não tem nada de místico ou do uso de crenças, limitando-se o uso de técnicas de cunho científico.

 

A hipnose, segundo a atual definição pela Associação Americana de Psicologia, é um estado de consciência que envolve atenção focada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão.

 

Assim, Betto disponibiliza o atendimento com a Musicoterapia e da Hipno-musicoterapia, esta última, sendo um precursor na utilização das duas terapias concomitantemente.

bottom of page